Seguidores

sábado, 16 de março de 2013

Samuel - Chamado pelo nome [Parte 1]

Chamado pelo Nome


I Samuel – 3

A Primeira vez que Deus falou com Samuel foi assustadora.

Era algo incomum para o jovenzinho Samuel. Ele estava acostumado a receber ordem do sacerdote e por ele ser chamado. Como estava vivendo ali e devendo obediência a casa sacerdotal, o menino vivia atento a voz que a comandava. Assim, ao ouvir a voz noturna, imaginou que o sacerdote precisasse dele e foi até sua presença. Isto várias vezes até o sacerdote despertar de fato de seu sono e entender que na verdade Deus queria falar com o menino.

1– A voz de Deus era rara por isso é preciosa.

Porque demorou para Eli perceber o que de fato estava acontecendo?

Primeiro era noite e o sacerdote estava dormindo, o que impediu sua compreensão imediata do fato. E em segundo lugar, dado a raridade com que Deus falava aos homens. Desde sempre Deus falava com os homens, mas com o passar do tempo as pessoas foram se afastando de Deus e o contato com Deus se tornou mais raro ainda. Agora seguia-se as Leis de Moisés e o homem não sentia muita necessidade de um contato direto com Deus. Contato este que a vontade de Deus para com os homens, mas ele não força a situação. Deus espera que seja um desejo nosso termos mais comunhão com Ele. Só que com algumas pessoas a vontade de Deus prevalece, pois Ele chama este. Por certo muitos homens esperavam ser chamados pelo Senhor. Agora acontece com o menino Samuel.

Quando Eli percebeu do que se tratava, explicou como Samuel deveria fazer para ouvir a voz de Deus e o menino obedeceu.

1 a - O que impede o homem de ter contato com Deus?

II Timóteo 3 – 1 ao 7 – Paulo explica algumas características e desvios de caráter que afasta o homem de Deus, que impede que mantenham contato, afinal a luz não tem comunhão com as trevas. E devemos tomar cuidado para não sermos assim, e não termos os mesmos defeitos que impede nossa comunhão com Deus.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2 Timóteo 4:3)

II Timóteo 4 – 1 ao 4 – Paulo ainda vai mais longe afirmando que outros preferem ouvir o que lhes agrada, mesmo que seja contra a vontade de Deus. E se estamos procurando ouvir o que nos agrada estamos cada vez mais distante de termos um relacionamento sincero com Deus.

Receba as mensagens no seu Email